A triagem de currículos é algo fundamental nas empresas, é o momento de analisar os currículos que os candidatos enviaram para as vagas que estão em aberto na empresa.
É necessário que a organização decida as experiências, habilidades e competências necessárias para contratar o novo colaborador.
A análise inicial é quando os recrutadores observam as experiências profissionais, os requisitos da vaga, as competências e a formação acadêmica dos candidatos.
A classificação dos currículos é quando a equipe que está observando os currículos define se vai colocar o currículo do candidato no banco de talentos da empresa ou vai colocar em uma pilha de currículos para analisar melhor o candidato que chamou a atenção de todos que estão fazendo o recrutamento e seleção naquele momento.
Os recrutadores podem analisar detalhes específicos nos currículos, como empregos anteriores, projetos que foram realizados pelo candidato, certificações e etc.
Dependendo da empresa pode ser que ela faça uma triagem inicial com os currículos que chamaram atenção da equipe que está recrutando os profissionais para a vaga que está em aberto. É um ótimo sinal ser chamado nessa triagem inicial, caso você se destaque nessa triagem, pode passar para as próximas etapas.
A seleção final é quando os recrutadores passaram por todas as etapas anteriores, então eles decidem passar os candidatos mais promissores para a próxima etapa da seleção, que geralmente ocorre uma entrevista mais detalhada, testes de habilidades, avaliação de personalidades, muitas vezes as empresas fazem um questionário comportamental e quando a pessoa que está participando do processo seletivo termina de responder todas as questões no final ela recebe o seu perfil comportamental baseado nas respostas que ela deu no questionário.
É importante que o processo seletivo seja o mais claro possível, que tenha imparcialidade nos processos seletivos e que seja escolhido o melhor candidato para ocupar a vaga.
Comentários
Postar um comentário